MARCA E AUTORA

A MARCA - ChinelosD’avó nasceu em 2013, em Seia, pelas mãos da designer de comunicação RitaPaiva que, um dia se lembrou de desfazer um chinelo de trapos, dos que as avós da sua terra costumavam fazer e reutilizar um casaco comprido de flanela do falecido pai. Transformou-o em 8 pares de chinelos, que ofereceu como recordação do irmão a cada uma das suas tias paternas. O que começou por brincadeira, depressa tomou grandes dimensões e transformou-se num negócio.


Esta marca nasceu do acreditar que há saberes que contam histórias, mostrando tradições e vivências de outras gerações. RitaPaiva acreditou que um ofício do passado tão enraizado na aldeia do seu pai, (Santa Marinha), em Seia, podia oferecer um produto de grande valor, representando o concelho de Seia e a Serra da Estrela.


Os chinelos de pano eram feitos pelas mulheres, com restos de tecidos das muitas fábricas têxteis que compunham a indústria e assim conseguiam um extra que ajudava nas despesas familiares. Com este projeto pretende mostrar ao mundo um produto que atravessou gerações, graças à sua qualidade e à arte de saber fazer.


Os ChinelosD’avó são verdadeiramente “nossos” e da nossa terra. A missão é reinventar e voltar a colocar o chinelo de pano, quase desaparecido, nos pés dos portugueses e não só. É um produto exclusivo e cada par é único, surpreende pelo seu design e criatividade, feito totalmente à mão com muito carinho e em constante evolução.

A AUTORA - RitaPaiva nasceu a 22 de novembro de 1982 e cresceu no interior de Portugal. Recorda a sua infância com boas memórias e recordando das várias senhoras da Vila de Santa Marinha, no concelho de Seia, a fazer os chinelos de trapo sentadas à porta das suas casas a aproveitar o sol e a luz do dia para literalmente darem ao chinelo.


Completou o liceu na cidade de Seia e seguiu para Coimbra, onde se licenciou em Design de Comunicação na ARCA-EUAC (Escola Universitária das Artes de Coimbra).

Durante alguns anos nesta cidade, trabalhou nas mais diversas àreas e conseguiu finalmente colocar-se como freelancer numa gráfica, despertando particular gosto pelas máquinas, pelo processo de impressão e produção. Em 2008 regressou à sua terra natal para estagiar numa empresa de publicidade como designer gráfica, onde continuou por vários anos. RitaPaiva recorda esse período feliz da sua vida com bastante saudade.


A vontade de experiênciar coisas diferentes, fê-la aceitar um desafio, integrar a equipa de trabalho de um projeto no âmbito social promovido pela Câmara Municipal de Seia. RitaPaiva era a responsável por toda a comunicação e divulgação do mesmo, com o objetivo de promover, divulgar e desenvolver atividades nas mais variadas vertentes.

Ao término deste projeto dedica-se aos "ChinelosD'avó" com a finalidade de despertar memórias e valorizar a atividade das antigas chineleiras.

Abriu o seu atelier ao público, e em simultaneo deu aulas na Escola Profissional Serra da Estrela.


A saudade do Design Gráfico, despertou-lhe a vontade de voltar ao ativo e trabalhar na sua área de formação. Partiu para o concelho vizinho e foi numa empresa de publicidade em Oliveira do Hospital que trabalhou durante 3 anos, obrigando-a a uma saída forçada com o início do 1º confinamento, em março de 2020.


Com este regresso a casa percebeu que deveria abrandar e dedicar-se à família e ao que mais gostava de fazer. O facto de ter a sua filha a frequentar o 1º ciclo, obrigou-a a acompanhar mais de perto o novo método de ensino valorizando todos os profissionais desta área. Assim sendo também ela regresou à saudosa Escola Profissional da Serra da Estrela, onde está atualmente a integrar o corpo de docentes e a coordenar o Curso de Técnico de Multimédia.


Atualmente RitaPaiva divide-se entre estas duas atividades e pretende com este projeto não deixar morrer os típicos chinelos de pano.