SER ORIGINAL É SER ÚNICO
Os materiais que compõem o chinelo são maioritariamente tecidos. No interior é utilizado o tecido polar, sendo este de textura macia e confortável. No exterior encontramos diversas opções, desde as mais antigas flanelas ao burel, dos linhos à tapeçaria, ou a sarja, a ganga, e o algodão com estampagens dos mais variados temas. As solas são compostas por camadas de tecidos bastante grossos, ou matéria feita a partir da reutilização de desperdícios batidos. A face que está em contacto com o chão é um material também considerado tecido e o seu aspeto é idêntico ao de uma alcatifa.
Burel é um tecido 100% lã natural de ovelha e é já um produto de referência da Serra da Estrela. A sua versatilidade, durabilidade e beleza são elementos que permitem a este tecido um lugar de destaque no mundo da moda. Também a marca ChinelosD'avó, não podia deixar de o trabalhar, elaborando composições e combinações singulares. Sem dúvida que este é o produto de eleição para quem procura qualidade, requinte e luxo.
Este tipo de padrão é o que oferece mais singularidade aos chinelos. Algodão estampado com imagens, tipografia, ou ilustrações representativas dos mais variados temas. Sendo um tecido com estas características, nunca se conseguem fazer dois chinelos iguais. É o presente ideal para surpreender e agradar quem gosta de algo único.
As flanelas são sem dúvida os tecidos com que mais gosto de trabalhar. Este tecido marca gerações e tendências que nunca passam de moda. A sua textura e suavidade são caractrísticas de valor acrescentado ao resultado final deste produto. Leves, quentes e macias, são os que mais representam os saberes e as tradições da gente da nossa Serra. Por cá, a indústria textil impulsionou o mercado e criou postos de trabalho, oferecendo novas oportunidades e contribuindo significativamente para a riqueza dos conselhos da Beira Alta.
As tapeçarias não podiam ficar afastadas da lista de tecidos com que os ChinelosD'avó se vestem. Elas são fortes e requintadas, com cores e padrões uns mais sobrios do que outros, devidamente combinados oferecem um produto de excelência. Estes tecidos são produzidos em várias zonas de Portugal e do mundo, o que faz com que tenham diferentes características, influênciadas pelos costumes e métodos produtivos da sua região de origem.